Educação inclusiva
Escola acessível, alegre e aberta para todos!
O programa da Turma do Jiló é elo entre os vários públicos de relacionamento no contexto escolar, para tornar este espaço uma referência em inclusão e desenvolvimento para a vida de todos os envolvidos. Nosso trabalho é desenvolvido em seis eixos interligados que promovem ações e resultados para os alunos, professores e funcionários da escola envolvidos, assim como para a comunidade e a sociedade em geral.



Como início do Programa de Educação Inclusiva, a Turma do Jiló realiza um levantamento de dados e informações para identificar a demanda existente na escola e atuar de maneira consistente e transformadora. Como material para o levantamento de dados, são feitos questionários direcionados aos professores, alunos com deficiência, alunos sem deficiência e familiares dos alunos com deficiência, a fim de: Conhecer os alunos com deficiência; Entender a visão de inclusão do corpo discente; Analisar os dados já existentes; Levantar hipóteses assertivas de trabalho; Mapear as Barreiras e Acessibilidade; Mapear o perfil dos professores.
A Turma do Jiló acredita que um professor capacitado sabe o que faz em sala de aula. Deixa a posição de transmissor do saber e seu aluno a posição de depositário de conteúdo. A aprendizagem é construída dialeticamente, o professor inclui seu aluno, enxerga que toda criança é capaz de aprender e de surpreender com cada uma de suas novas habilidades desenvolvidas. Essa é a força na educação. Para isso, oferecemos um curso de capacitação pedagógica ao longo de um ano letivo, presencial e com apoio a distância, voltado aos professores, coordenação, supervisão e direção da escola, inspetores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. O curso visa transmitir a compreensão da educação especial e inclusiva e suas implicações na construção do paradigma da inclusão na sociedade atual
Música e Diversidade
Uma forma de fortalecer o vínculo entre professor e aluno e entre todos os alunos, a Turma do Jiló oferece o trabalho de um tema transversal, diversidade, e utiliza a música como elemento impulsionador para promover a inclusão. Pensamos na música, pois o seu ensino justifica-se por uma dimensão formadora única que afirma a identidade da pessoa, seu pertencimento ao grupo, conectando o indivíduo a si mesmo e aos outros. Buscando, dessa forma a inclusão em uma comunidade por um prazer e motivação comum.
Empregabilidade
Para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, aulas de empregabilidade são oferecidas. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da autonomia para potencialização dos talentos. Neste curso, são abordados assuntos como a montagem do currículo profissional, preparo e apresentação em uma entrevista de emprego e orientação vocacional baseada no mapa de habilidades.
Fortalecimento do vínculo família e escola. Os encontros trazem os pais para dentro do ambiente escolar, com horário pré-estabelecido, com o objetivo de oferecer um espaço de escuta e acolhimento que promove desde a troca de informação e conhecimento até a reflexão de como é ter um filho com deficiência, aproximando os pais das necessidades e potencialidades de seus filhos.
Uma das condições fundamentais para a educação de alunos com deficiência é a garantia do direito de livre circulação no espaço e a adequação ambiental, atitudinal e de comunicação. Barreiras e acessibilidade caminham juntas dentro da inclusão, pois quando localizamos uma barreira, a solução é criar uma acessibilidade.
Realizamos uma festa de encerramento do Programa de Educação Inclusiva, na qual acontecerá um Festival de Música, em que os alunos e professores serão os protagonistas, pois apresentarão o produto do projeto com o tema: Diversidade e Inclusão. O foco principal do encerramento do programa de educação Inclusiva é presenciar o espírito da inclusão e celebrar através da música a aprendizagem e crescimento individual, a parceria de todos os envolvidos: comunidade escolar, grupo de voluntários e parceiros com a esperança de continuar semeando a transformação de um novo olhar, uma nova postura. Afinal somos todos diferentes, em busca de uma educação equitativa para todos.
No segundo ano do programa, damos continuidade aos encontros com familiares, complementando o conteúdo abordado durante o primeiro ano. Realizamos encontros com as famílias dos alunos das escolas, para assessoria e educação financeira. Queremos que as famílias acreditem que a formação escolar é importante e deve ser concluída, e desencorajamos o incentivo de retirar o filho da escola para colaborar com o sustento da casa. Dessa forma, procuramos estimular a produção artesanal dessas famílias, assessorando com noções de matemática financeira, para que as próprias famílias sejam as únicas responsáveis pela geração de renda enquanto seus filhos estiverem na escola.
A Turma do Jiló oferece um programa estruturado de Educação Financeira para as famílias dos alunos e professores das escolas atendidas. O objetivo do curso é conscientizar os pais sobre a importância da formação escolar na vida de seus filhos e colocá-los como responsáveis pelo sustento da casa. Assim, trazemos noções de educação financeira como controle de pagamentos, dívidas e gastos em geral, suporte em aplicações e investimentos, dicas de economias e rendimento financeiro.
Salas onde ocorre um modelo de ensino complementar ao ensino regular, e contempla um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos para atender alunos com algum tipo de necessidade especial. A proposta do nosso projeto é transformar a sala em um ambiente multissensorial, onde serão oferecidas atividades aliadas a movimentos, cores, texturas e luzes para produzir sensações que provoquem estímulos que possibilitam o cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude, aprendizagem, desenvolvimento sócio emocional e o uso do corpo nas atividades do dia-a-dia.
ACOMPANHAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE MELHORIAS
A duração do programa é de um ano letivo. Após esse período, a Turma do Jiló realiza mais um ano letivo de acompanhamento da escola (DESMAME) e faz o levantamento dos resultados, melhorias e atualização do programa.
RESULTADOS ESPERADOS

O principal resultado que a Turma do Jiló pretende alcançar é a redução substancial da evasão escolar nas escolas brasileiras e diminuição efetiva de denúncias de violência escolar (tais como bullying e preconceito) ao Ministério Público.
Com o Programa de Educação Inclusiva a Turma do Jiló pretende ser um agente transformador em todos os eixos de trabalho que atua, alcançando dessa forma nosso objetivo. Ao término do programa, os resultados esperados são:
Que se sintam capacitados e confiantes na sua prática. Tenham enriquecido seus conhecimentos e atuem de maneira flexível, tanto em sua postura, como no currículo pedagógico. Esperamos, também, que o professor assuma seu lugar de professor como mediador do saber e tenha alegria e motivação no que faz. Seja positivo frente aos desafios diários e potencialize as habilidades de seus alunos para que, com elas, os alunos consigam desenvolver novas habilidades e aprendam de maneira significativa.
Que tenhamos oferecido todas as informações listadas no programa e que essas informações possam ter sanado qualquer dúvida que os familiares possuíam e que acreditem no potencial de seu filho, desenvolvendo uma relação sem dependência e com autonomia. Pretendemos, também, que os familiares estejam inseridos no ambiente escolar de forma ativa, confiem no trabalho da escola, acompanhem o progresso de seu filho e estimulem suas habilidades.
Que os alunos com deficiência recebam uma aprendizagem digna, de acordo com suas limitações e sem a crença de que ele não é capaz. Esperamos que ele não seja visto como um diagnóstico e sim como um indivíduo, com suas particularidades e totalmente capaz. Esperamos, também, que se sintam pertencentes ao ambiente escolar e sejam vistos e acolhidos sem julgamento ou pena e que progridam dentro de suas limitações e formem-se cidadãos ativos na sociedade.
Que tenham desenvolvido a empatia e tolerância, não só com os pares com deficiência, mas nas relações em geral, diminuindo as situações de bullying e intolerância. Que vejam os alunos com deficiência como um aluno capaz de aprender e que, para isso, é necessário uma adaptação curricular. Entendam que a adaptação curricular ocorre para aproximar o aluno com deficiência da aprendizagem em comum com a turma e não como uma vantagem. E com o eixo de trabalho “Geração de conteúdo através da música”, tenham construído seu conhecimento em relação à diversidade e enriquecido as experiências musicais, ampliando o conhecimento de novos ritmos e instrumentos.



Lacre essa ideia
de 3l de lacres
= 1 cadeira de
rodas adaptada.
Dentre nossas atividades temos a ação social, em que levantamos recursos financeiros para aquisição de material escolar adequado, cadeira de rodas adaptadas, cantinhos adaptados e pequenas obras de acessibilidade.
Dentre nossas ações, ”Lacre essa ideia” é uma ação social na qual levantamos recursos financeiros para aquisição de material escolar adequado, como cadeira de rodas adaptadas, pequenas obras de acessibilidade e espaços adaptados.
Coletamos e mobilizamos pessoas a coletar lacres que são revertidos em recurso financeiro para viabilizar a ação. Recebemos doações de lacres que são vendidos e a renda é revertida para a compra de cadeiras de rodas adaptadas para crianças.
O ato de mobilizar pessoas por uma causa torna a ação não simplesmente assistencialista, mas de fácil propagação. Faça parte você também, monte sua turma! Em parceria com a ONG “Sou Voluntário”, já fizemos a entrega de 3 cadeiras adaptadas.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho grande


Palestras & Workshops
- Inclusão Social
- Deficiência
- Diversidade e Homogeneidade
- Bullying
- Desafios no Mercado de Trabalho
- Superação
- Barreiras Arquitetônicas, Comunicacionais e Atitudinais

Voluntariado jovem
Partindo dos benefícios que o voluntariado traz tanto para a sociedade em geral, como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias, temos o objetivo de contribuir para a criação da próxima geração de filantropos, empreendedores sociais, ativistas e investidores sociais de impacto com base na responsabilidade, cooperação, solidariedade e compromisso. São realizados encontros mensais com jovens adolescentes na faixa etária de 11 a 16 anos, com diversas atividades e temas atuais.
O principal objetivo é incentivar o trabalho voluntário, desenvolver a liderança e a construção de um novo imaginário social de cidadania e a troca de conhecimentos e valores. Acreditamos que engajar esses adolescentes nessa causa trará contribuições para uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Contribui para a causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.
Caso queira ou conheça alguém que queira fazer parte do Voluntariado e/ou Voluntariado Jovem, mande um email para contato@turmadojilo.org.


Legislação
O trabalho de inclusão nas escolas passa, primeiramente, pelo embasamento legal que fornece diretrizes para que este trabalho aconteça de maneira uniforme e universal, beneficiando o trabalho inclusivo e norteando direitos e deveres de indivíduos e da sociedade como um todo.