ONG conclui projeto piloto de inclusão em escola municipal

O projeto piloto da ONG Turma do Jiló no Colégio Municipal Professora Benedita Odette, em Santana de Parnaíba, está sendo finalizado, com a promoção de práticas pedagógicas e de gestão inclusiva, além da estrutura física para o desenvolvimento e autonomia dos alunos com deficiência.

De acordo com Carolina Videira, presidente da Turma do Jiló, o programa é de inclusão social. “Leva em conta não só a inclusão de deficientes, mas orientação sexual e religiosa”, explica.

Durante um ano, a ONG acompanhou a escola e todo seu universo – corpo diretivo, professores, funcionários, alunos e suas famílias. Capacitou professores, promoveu encontro com as famílias, com apoio de psicólogos e advogados.

Agora, com apoio de parcerias, entre elas da Lock Engenharia, conclui a primeira sala sensorial do país, com materiais adaptados e multifuncionais, em um espaço acolhedor e favorável, onde os alunos encontram jogos, brincadeiras e atividades sensoriais.

A ONG já trabalha em mais quatro escolas públicas em Parnaíba e tem mais de 90 em fila de espera. O projeto todo tem custo estimado em R$ 120 mil e conta com o apoio do patrocínio de empresas parceiras.

Matéria no site Girosa