Somos uma associação social sem fins lucrativos, que luta por um mundo mais inclusivo e diverso visando implementar e garantir a Educação Inclusiva dentro de escolas e empresas. Fomos fundados oficialmente em 2015 e temos nossa gestão realizada por um Conselho não remunerado.

A turma
conselho
-
Felipe Bressan Videira Diretor Presidente
Formado em Engenharia Civil com extensão em Administração de empresas. Pós-Graduação em Finanças e MBA Executivo. Executivo com experiência nas áreas de Construção Civil e Infraestrutura. Atualmente na área de comércio exterior como Diretor Executivo de Negócios.
-
Eduardo Horta Conselheiro Fiscal
Mais de 20 anos de experiência no mercado de Comunicação e Marketing. Experiência como executivo de Atendimento & Planejamento, com passagens por grandes grupos de comunicação, como Propeg, Fischer e WPP e como gestor das áreas de marketing e comercial da Arena Corinthians.
-
Thais Torritani Diretora Tesoureira
Formada em Relações Internacionais com foco em Marketing e Negócios. Pós-Graduação em Administração de Empresas. Executiva com experiência na área Comercial de Bens de Consumo. Atualmente Gerente de Compras de Serviços.
-
Eduarda Leão Conselheira Fiscal
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós Graduada em Gestão de Construção e Projetos pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
membros
-
Carolina Videira Co-Presidente e Co-CEO
Carola Videira é Empreendedora Social, Mestre em Neurologia, CBA em Gestão empresarial pelo Insper, Especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, Pesquisadora de Violência Escolar e Coordenadora de Pós Graduação Do Instituto Singularidades.
-
Cintia de Alice Momesso Coordenação Pedagógica
Psicóloga, CRP 06/83478, graduada pela Universidade São Marcos. Pedagoga, graduada pela Faculdade Tijucussu. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Fundação Santo André. Facilitadora em Educação Sistêmica, formada pelo IDESV – Instituto de Desenvolvimento Sistêmico para a Vida. Atua também no programa de Educação Inclusiva na Capacitação de Professores.
-
Mariana Rezende Administrativo/Financeiro
Formação acadêmica em Biomedicina na Universidade de Santo Amaro – UNISA. Pós-Graduação Certificate in Business Administration –Instituto de Ensino e Pesquisa INSPER.
-
Tatiana Sayegh Coordenadora do Voluntariado Jovem
Formada em Psicologia e Pedagogia pela USP. Em formação no curso de extensão de Bullying, Preconceito e Inclusão. Professora do Colégio Dante Alighieri e coordenadora do Projeto Voluntariado Jovem da Turma Do Jiló.
-
Luisa Cleto Estagiária
Psicóloga formada pela PUC SP, realizando especialização. Atende em clínica e trabalha na Turma do Jiló desde 2019, participando das formações com familiares para promover Educação Inclusiva.
-
Leonora Novaes Co-CEO
Co-CEO da Turma do Jiló, especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças pelo Instituto Singularidades e engenheira mecânica pela Escola Politécnica (USP). Possui 17 anos de experiência na indústria química no Brasil e no exterior, fez carreira em projetos de responsabilidade social e é membro do Conselho de Direitos Humanos do Pacto Global Rede Brasil. Mãe da Betina, da Olivia e do Theo.
-
Marinalva Cruz Diretora de Relações governamentais e empregabilidade
Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão Pública, mais de 20 anos de experiência em empresas públicas e privadas, desenvolvendo projetos e políticas públicas com foco em acessibilidade, diversidade e inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e demais grupos minorizados.
-
Isadora Bernardo estagária
Auxiliar na parte de administração e da parte financeira da Turma do Jiló. Também faz parte do projeto Lacre essa Ideia, na comunicação direta com as famílias que desejam colocar uma criança na lista para receber uma cadeira de rodas.
colaboradores
-
Graziella Nese Faclitadora
-
Pamela Martins
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Especial – Habilitação em Deficiência Intelectual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Psicopedagogia pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF). Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC – SP). Atua no programa de Educação Inclusiva na Capacitação de Professores.
-
Nelson de Moura Jr.
in memorian
-
Paula Batista
Bacharel em Comunicação Social – habilitação em jornalismo, pela Unip Campinas (2008); Especialista em Mídia, Informação e Cultura, pelo Centro de Estudos Latino-Americano sobre Cultura e Comunicação Celacc – USP (2011). Mestra em Divulgação Científica e Cultural, pelo LabJor – Laboratório de Jornalismo – UNICAMP (2019). Como extensão universitária, cursou Jornalismo e Políticas Públicas Sociais, pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI e ECA-USP (2009).
-
Priscila Aguilar
Psicóloga de base psicanalítica. Pedagoga com especialização em educação especial e inclusiva e em estratégias de aprendizagem. Experiência docente em salas de fundamental 1 e educação infantil. Atuação na educação inclusiva em adaptação de espaços, currículos e programas. Formação de professores da rede pública e rede particular.
-
Neivia Justa
Executiva de Comunicação, Cultura e Diversidade & Inclusão, jornalista, empreendedora, palestrante, mentora e professora, com 30 anos de experiência, conhecimento, networking, influência e liderança em empresas como Timex, Natura, Schincariol, GE, Goodyear e J&J.
-
Juliana Righini
Bacharel em Serviço Social, pela PUC São Paulo (1999); especialista em Terapia de Casal e Família, pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2004). Entre muitas experiências profissionais, há 8 anos atua no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias; coordenou o Serviço Social e o Programa de Empregabilidade na Associação Carpe Diem. Consultora associada da empresa Co- Labora Diversa. Atua no programa de Educação Inclusiva.
-
Cátia Macedo
Bacharel e licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP (1995); especialista em Psicomotricidade pela Universidade Paulista – UNIP (1997); extensão universitária em Emprego Apoiado a Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho – ITS BRASIL (2013). Atua no programa de Educação Inclusiva.
-
Leandro Brenner
Violonista, professor e diretor musical. Bacharelado em Música na UFSM-RS. Diretor musical em discos e espetáculos teatrais na cidade de São Paulo. Trabalhos com artistas como Maria Alcina, Toquinho, Sandro Haick, Michel Leme, Thiago Espírito Santo, Pedro Ramos.
-
Fabiane Navega
Graduada em Pedagogia com habilitação em educação inclusiva há 21 anos. Psicopedagoga e especialista em Superdotação e Talentos. Pesquisadora sobre Altas Habilidades e Superdotação. Pós-graduada em atendimento à criança com TEA. Docente do curso de Pedagogia da UNIFACP. Membro da Diretoria do Projeto Pernas Caipiras – ONG que proporciona a inclusão através do esporte. Mãe do Lucas.
-
Maurício Tamarindo Voluntário
patrocinadores
parceiros
O João Jiló
Assim como todo primeiro filho, João chegou cercado de muita expectativa, amor e atenção de toda a família. Mostrou-se diferente desde o seu nascimento, e aos quatro meses de idade, alguns exames confirmaram um desenvolvimento neuropsicomotor fora dos parâmetros e uma hipotonia bastante considerável. Mesmo assim, aos 2 anos, a familia do João optou por uma escola regular, disposta a tudo para que o menino se desenvolvesse.
As dificuldades foram aparecendo pelo caminho, mas a dedicação e apoio dos pais ao João foram fundamentais para o seu desenvolvimento. Em conjunto com a escola, que se apresentou bastante acessível nas adversidades, foram atrás de aparelhos que ajudaram o menino a acompanhar o ritmo diário de todo o restante da classe.
Com isso o João cresceu, se desenvolveu, e despertou nas outras crianças um sentimento de amor ao próximo, pois todos disputavam quem ajudaria o João com a cadeira de rodas ou em outras atividades regulares. João passou a se interessar cada dia mais pelos exercícios, tarefas e tudo aquilo relacionado ao ambiente escolar.
O desenvolvimento do João mostrou que o caminho trilhado estava correto, e mais do que isso, mostrou também que qualquer criança que tivesse apoio e atenção também conseguiria desenvolver-se. Foi exatamente nesse ponto da história, que começou a despertar nos pais do João o desejo de ajudar não apenas o seu pequeno, mas todos aqueles que precisassem.
A ideia ganhou força e saiu do papel. Nascia então, uma associação sem fins lucrativos que teria como objetivo principal promover o real significado da inclusão escolar além da atenção às crianças com e sem deficiência nas escolas: a Turma do Jiló, cujo nome é uma analogia ao Fruto Jiló que leva a fama de ser amargo, porém quando sabem como fazê-lo é bastante saboroso – assim como a inclusão escolar. Além de o apelido dado ao João, quando o mesmo se divertia e gargalhava junto à sua turma, ao ouvir a história do João Jiló.
Visão
A criança e adolescente estão no topo de nossas prioridades. Procuramos entender suas reais necessidades e tornar nossos serviços parte importante na melhoria de sua qualidade de vida, sendo relevantes para real inclusão dessas na sociedade. Nossa crença é, de que educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade, produz mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade.
Missão
Educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade produzindo uma mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade.
Valores
- Acolhimento
- Igualdade
- Equidade
- Respeito
- Integridade
Manifesto
O que significa diversidade para gente?
Diversidade não é um conceito.
Não é uma ideia filosófica ou uma tendência.
Diversidade é uma ação.
É escutar a todos, respeitando que cada um possa ter origens, realidades ou
dificuldades diferentes.
É explorar nossas crenças pessoais e questioná-las.
Também é acordar cedo para bater portas procurando implementar nosso
sistema de educação inclusiva em mais escolas públicas do país.
É capacitar professores e funcionários.
É ensinar que deficiência é qualquer barreira que impede alguém de se incluir
no seu ambiente.
É aprender de todos para superar o nosso potencial.
É seguir demonstrando que, quando nos juntamos com pessoas diferentes da
gente, conseguimos enxergar a vida como nunca antes.
Isso é a diversidade.
Não é só uma palavra, é uma ação com o poder de transformar.
Turma do Jiló. Descubra com a gente o poder da diversidade.
Depoimentos
-
Adriane Galisteu
-
Kaká
-
Rubinho
-
Tiago Abravanel
-
Titãs
-
Henrique Randow
-
Renato Teixeira
-
Rica Perroni
-
Marcos Gomes
-
Luma Costa
-
Dorival Jr
-
Rodrigo Caio
-
Inimigos da HP
-
Isabeli Fontana e Di Ferrero
-
Marcelinho Huertas
-
São Marcos
-
Patricia Maldonado
-
Isabela Fiorentino
-
Felipe X
-
Zeca Baleiro
-
Fábio Brasa
-
Rai
-
Andreas Kisser
-
Mariana Kupfer
-
Jamz
-
Muricy Ramalho
-
Caio Ribeiro
-
Galvão Bueno
-
Hernanes
-
Paulo Victor
-
Hugo Hoyama
-
Marcio Silva
-
Pelé